Nesta publicação irei fazer uma análise à empresa Ibersol.
A Ibersol (IBS) Ibersol está cotada em bolsa desde 1997. A Ibersol tem um capital social de
36.000.000€ com 36.000.000 acções com valor nominal de 1€. A
empresa tinha a seguinte estrutura em Dezembro de 2018.
A Ibersol iniciou a sua actividade no sector da restauração em 1989 com o objectivo de
desenvolver o negócio Pizza Hut.
Em 1995 a Ibersol
celebrou com a PEPSICO um contrato de franquia para a implantação
da KFC em Portugal.
Em 1996 foi celebrado um
contrato para o desenvolvimento da marca Pans & Company em
Portugal. Foi também desenvolvido o conceito Pasta Caffé. Ainda no
mesmo ano a Ibersol adquire a Iberusa que dispunha de uma presença
no mercado da restauração cativa (aeroportos, auto-estradas,
caminhos de ferro) e que tinha desenvolvidos os conceitos brasileiros Ò Kilo e Frangão.
Em 2001 foi realizado a
abertura do primeiro Burger King no Norteshopping.
Em 2002 aconteceu a
abertura das primeiras Bocatta no Norteshopping e Centro Colombo.
Ainda neste ano a Ibersol adquire a maioria do capital social da
Vidisco, que explorava em Espanha 55 estabelecimentos sob a insígnia
Pizza Móvil e adquire também 60% do capital da sociedade Restmon
Portugal que detém os direitos de franquia para o território
português da marca Cantina Mariachi da propriedade do grupo Restmon
Espanha. No final do ano o Grupo Ibersol operava 257 unidades nos
diferentes conceitos, sendo 228 de exploração própria e 29 em
regime de franquia. Deste universo, 59 estavam sediadas em Espanha,
repartindo-se por 40 estabelecimentos próprios e 19 franquiados.
Em 2006 realizou-se a
abertura da Pans&Company e do restaurante Pasta Caffé da Ibersol ambos no Via
Catarina.
Em 2007 concretiza a
compra da compra da Lurca, empresa que explora 31 unidades Burger
King, em Espanha e existe a abertura da primeira unidade SOL em Ovar.
Em 2008 a Ibersol
assegura o fornecimento integral do Rock in Rio Lisboa. A manutenção
alimentar na zona VIP e o apoio aos artistas também foi levado a
cabo por outra empresa de catering do Grupo, a Silva Carvalho
Catering.
Em 2009 realizou-se a
abertura do Flor d’Oliveira no Norteshopping.
Em 2010 dá-se a abertura
do primeiro Spoon no Aeroporto de Lisboa e abertura do Azure e Sky
Plaza no Aeroporto dos Açores.
Em 2011 realizou-se a
abertura do primeiro Clocks no Aeroporto de Lisboa.
Em 2012 deu-se abertura
do primeiro Miit no Norteshopping. Este ano marca também o arranque
da operação do Grupo em Angola com a inauguração da primeira KFC
em Angola.
Em 2014 realiza-se a
abertura da primeira Roulotte no Norteshopping.
O ano de 2016 ficou
marcado pela transformação e evolução de marcas do grupo, pelas
aberturas e remodelações realizadas e pela prossecução da
estratégia de expansão selectiva com especial incidência para as
marcas Pizza Hut e Burger King. Neste ano destaca-se a inauguração
de 12 novos restaurantes Burger King, 2 restaurantes da marca KFC e
um restaurante Pizza Hut. Durante o ano 2016, o Grupo teve
oportunidade de reforçar a sua presença no mercado espanhol através
da compra de 100% do capital da Eat Out Group. O Eat Out Group é um
dos mais importantes grupos de restauração em Espanha, com mais de
25 anos de história e com presença geográfica em Espanha, Itália
e Portugal e operando no negócio de restauração com as marcas Pans
& Company, Ribs, Santa Maria e Frescco, e no negócio de Travel,
com aquelas e outras 13, como franquiado, em 6 aeroportos e 3
estações de comboio.
Em 2018 foi efectuada a inauguração da unidade de produção alimentar da Ibergourmet, em Vila do Conde, tendo sido assinados com o Estado dois contratos de concessão de benefícios a empresas do grupo que efectuaram um investimento agregado de 42,5 milhões de euros com a criação de 926 postos de trabalho.Neste ano a Burger King e Ibersol assinaram acordo para abrir novos restaurantes. O Grupoque já detém 80 dos 100 restaurantes Burger King. O grupo comprometeu-se a abrir 40 novos restaurantes e a remodelar mais de 30, no âmbito do acordo, que tem opção de renovação por mais três anos. Foi celebrado um acordo de desenvolvimento da KFC para os próximos 5 anos, que prevê a abertura de 80 restaurantes. Em 2018 prosseguiu a implementação do programa de fidelização das marcas do Grupo em parceria com o Cartão Continente.
Actualmente as marcas da Ibersol são as seguintes: Burger King, Frescco, KFC, Pans & Company, Pasta Caffé, Pizza Hut, MiiT, RIBS, Ò Kilo, Taco Bell, SantaMaria, SOL, Concessões & Quiosques, Travel - Aeoportos Portugal, Travel Espanha, Palace Catering, Silva Carvalho Catering e EatOut Group. É possível encontrar mais informações das marcas no site Viva Bem.
Estão divididas da seguinte forma:
Principais Accionistas e Equipa Gestão
A Ibersol tem dois accionistas que controlam 54.92% da empresa. Estes dois accionistas correspondem ao presidente e vice-presidente da Ibersol. Esta forte posição pela equipa de de gestão da empresa é um bom indicador. Em 31 de Dezembro de 2018, a Ibersol, SGPS SA era detentora de 3.599.981 acções próprias, correspondentes a 9,9999% do capital social, com o valor nominal de um euro adquiridas por um valor global de 11.180.516 euros. (3.11€ por acção).
Factos Relevantes
Houve uma quebra no EBITDA de 2017 para 2018. E a margem também diminuiu. Antes da aquisição em 2016 a margem EBITDA era superior.
Nos últimos anos a Ibersol tem aumentado o seu volume de negócio. O grande salto de 2016 para 2017 é devido à aquisição do grupo Eat Out. O número de restaurantes tem aumentado em Portugal e Espanha e diminuído em Angola.
A maior fatia das vendas
vem dos balcões (aproximadamente 47% em 2018). Houve uma quebra de
cerca de 7% de 2017 para 2018 no segmento Concessões & Catering.
Houve uma quebra no EBITDA de 2017 para 2018. E a margem também diminuiu. Antes da aquisição em 2016 a margem EBITDA era superior.
O número de restaurante tem aumentado ao longo dos anos em Portugal e Espanha, mas tem-se mantido constante em Angola.
O endividamento líquido aumentou muito
em 2016 fruto da aquisição feita. Desde de 2016 a dívida tem
diminuído. Em termos de Gearing também tem diminuído fruto da
diminuição da dívida. O Gearing é calculado da seguinte forma:
Gearing = Endividamento
líquido / (Endividamento líquido + Capital Próprio)
Isto significa que no
final de 2018 a sua dívida líquida representava 27% dos capitais da
empresa.
O rácio de cobertura dos juros é
calculado pela seguinte fórmula:
Rácio Cobertura dos Juros
= EBITDA / Custos da Dívida Remunerada
Quanto mais elevado o rácio, maior a
probabilidade de que o resultado operacional gere dinheiro suficiente
para cumprir as obrigações financeiras. Assim, o rácio de
cobertura de encargos financeiros, mais não é que o número de
vezes que o resultado operacional cobre os juros financeiros a que a
empresa está sujeita devido ao seu endividamento. Aumentou de 2017
para 2018. No final de 2018 o endividamento/EBITDA estava quase nos
mesmo níveis anteriores à aquisição.
Restaurantes
No
final de 2018 o segmento de restaurantes era composto por 214
restaurantes que geraram um volume de negócio de cerca de 101,8
milhões de euros.
Counters
O
conjunto das marcas que o grupo opera neste segmento terminou o ano 2018 com 311
restaurantes e um volume de negócios de cerca 204,3 milhões de
euros.
Travel, Concessões e Catering
O
volume de negócios do grupo de negócios totalizou 126,7 milhões de
euros em 116 unidades.
TRAVEL
(Portugal) – O negócio
no canal Travel abrange as áreas de serviço em auto-estradas e os
aeroportos, com um claro posicionamento de oferta para consumidores
em viagem.
Áreas
de Serviço (Portugal) abrangiam
24 unidades. A marca Sol é a marca da Ibersol para os espaços de
restauração nas auto-estradas, urbanas e de longo curso.
Aeroportos
(Portugal) - O Grupo
Ibersol é um operador de referência nos aeroportos portugueses,
estando presente nos Aeroporto de Lisboa, Ponta Delgada, Funchal,
Porto Santo e Santa Maria, com 23 pontos de venda, através de 6
conceitos próprios – Go To Coffe&Food, Clocks, Nove,
Specially, Cockpit Coffe&Tapas e Saudade - e de 4 marcas
internacionais franqueadas: Pizza Hut, KFC, Burguer King e Go
Natural.
Catering
(Portugal) - Representado
pelas marcas Silva Carvalho Catering e Palace Catering, o catering do
Grupo encerrou 2018 com crescimento nas suas vendas face ao ano
anterior, nos mercados do Porto e Lisboa. No seu conjunto, as duas
marcas realizaram mais de 770 eventos e serviram cerca de 330.000
clientes. Foram o catering eleito pelos organizadores de 23
congressos em 2018, eventos e serviram cerca de 330.000 clientes.
Concessões
(Portugal) - Esta área de
negócio inclui os espaços que são explorados pelo grupo sob um
contrato de concessão como a Fundação de Serralves, a VOG Tecmaia
e a Estação CP de Campanhã.
TRAVEL
(Espanha) - Esta divisão do
Grupo EatOut dedica-se à gestão de 59 pontos de venda de
restauração em Espanha localizados em 8 aeroportos, 2 estações de
comboio e outras instalações turísticas. Estes 59 pontos de venda
são explorados por 27 marcas, algumas marcas próprias do Grupo,
como a Pans&Company, Ribs, Café Pans e Santamaría, outras
criadas propositadamente para este segmento, tais como Breadway,
Caffé di Fiore e Fire&Bread e finalmente outras são exploradas
em regimes de franquias: EAT., GoNatural, Coffee Republic, TapaTapa o
Mussolentre outras. Graças a estas marcas o Grupo dispõe de uma
tecnologia de gestão de diversos formatos de restaurante que vão
desde o Grab&Go até ao Casual Dinning, passando pelo Fast Food
ou pelas cafetarias tradicionais.
No
ano de 2018 algumas das principais concessões como Barcelona e
Málaga foram a concurso. Como resultado destes concursos, o
Grupo conseguiu a adjudicação de 11 novos contratos, que contemplam
34 novos locais, com uma duração média de 8 anos. No entanto houve
uma redução no número de restaurantes concessionados no aeroporto
de Barcelona correspondente à passagem de 70% para 40% de quota na
nova concessão. No aeroporto de Málaga e no aeroporto de Gran
Cánaria foram atribuídos 6 restaurantes em cada aeroporto.
O quadro seguintes mostra um resumo do numero de estabelecimentos por marca e país.
Em 2018 as unidades da Marca Ibersol
correspondiam a cerca de 56% das unidades totais.
A empresa tinha um custo
médio da dívida de 2.5%. A taxa efectiva de impostos sobre
rendimentos foi de 14%.
Evolução da Cotação ao longo do tempo
Houve
uma quebra por volta de 2008 até perto dos 3€. Nos anos
seguintes ainda subiu, mas tornou a descer até perto dos 2€ em
2013. Depois foi praticamente sempre a subir até 2018 onde voltou a
cair até mais ou menos aos níveis actuais. Penso que a subida mais
acentuada desde 2016 se deve à expansão feita pela empresa. O valor
da sua cotação tem sido um pouco cíclica tendo anos de fortes
subidas e anos de fortes descida.
Número de Acções e Valor do Mercado
O
número de acções tem vindo aumento nos últimos anos fruto do
aumento de capital por incorporação de reservas. Foram atribuídas
novas acções aos accionistas não diminuindo assim a sua posição da
empresa. O seu valor de mercado tem vindo aumentar fruto do aumento
da cotação do valor das acções.
Vendas, Lucro Liquido e Margem Liquida
De
2016 para 2017 houve um grande aumento das vendas fruto da aquisição
do grupo Eat Out. De 2017 para 2018 as vendas subiram menos de 1% e a
margem líquida teve uma quebra de cerca de 19%. Isto deveu-se às
obras em alguns restaurantes e à situação das concessões pois os
novos restaurantes atribuídos ainda não estavam em funcionamento.
Per
Nos últimos
anos o PER teve um valor médio de cerca 9.8. Considero um PER baixo
para uma empresa que ao longo dos anos tem apostado forte na sua
expansão.
Este é um
valor baixo podendo indicar que o preço da acção pode ser baixo em
relação ao seu PER.
Free Cash Flow
Vemos que
no ano de 2016 a empresa a nível operacional teve um fluxo de
capital negativo fruto do elevado valor gastos em CAPEX. Em 2017 e
2018 o valor gasto em CAPEX já voltou para níveis próximos de 2015
originado assim fluxos positivos. No entanto em 2018 apesar da
diminuição do valor de CAPEX o valor vindo das actividades
operacionais foi inferior originando assim uma quebra de cerca de 52%
no free cash flow.
Rácios Financeiros
A
sua divida líquida teve um grande aumento em 2017, mas tem vindo a
diminuir desde ai. Penso que a dívida da empresa esta em valores
aceitáveis. Em 2016 teve uma grande expansão, mas isso não se
traduziu em níveis elevados de dívida o que é um bom indicador da
qualidade da gestão desta empresa.
O
Current Ratio da empresa está em valores baixos. O seu Debt to
Equity Ratio está num valor um pouco elevado, mas está a evoluir
positivamente. O Price to Book tem andado em valores razoáveis.
Nestes
últimos anos o ROE tem vindo aumentar estando no final de 2018 nos
12% crescimento médio anual de cerca de 15%. O ROA também aumentou,
mas com um crescimento médio anual inferior (8.66%).
Nos
últimos anos o ROIC tem sempre estado em valores superiores ao do
Wacc. O ROIC tem andado em valores estáveis enquanto o WACC teve uma
diminuição entre 2015 e 2016.
Dividendos
Nestes
últimos 4 anos a empresa pagou todos os anos dividendos no valor
bruto de 0.10€. Isto originou um baixo Payout. Isto é um bom
indicador. A empresa esta a usar os seus lucros no seu negócio e na
expansão do mesmo. Penso que esta é uma empresa que se um dia
decide subir o seu dividendo vai haver uma corrida as compras das
suas acções. Pessoalmente prefiro um baixo payout e um investimento
dos lucros na empresa.
Pontos Negativos
Angola
é claramente o ponto fraco da empresa. Esta foi uma expansão que não
correu bem. A empresa decidiu em 2018 suspender a expansão em Angola e
concentrar os recursos na sustentação e aprofundamento da operação da
KFC e da Pizza Hut, aguardando por melhores condições económicas. A
empresa alerta ainda que em Angola, estima-se a continuação da
diminuição do consumo com a inerente queda das transacções. A
incapacidade de aumentar os preços, ao ritmo da desvalorização,
determinará ainda uma forte diminuição da rentabilidade das operações
neste pais.
Empresa
ainda muito ligada à fast food e comida pouco saudáveis.
Redução de quota no aeroporto de
Barcelona (70% para 40%).
Possibilidade de uma quebras nas vendas
quando a economia Europeia inverter.
Forte concorrência de outras cadeias
de fast – food.
Pontos Positivos
Forte
exposição da dupla de administradores no capital da empresa.
Empresa que
aposta no seu crescimento através de aquisições dentro da mesma
área de negócio. As vezes as empresas apostam noutras áreas não
trazendo bons resultados.
Parceria
com o Cartão Continente. Através deste tipo de iniciativas é
possível chegar a um maior número de pessoas.
Apesar da
sua expansão em 2016 conseguiu rapidamente controlar a dívida e
manter a sua posição financeira estável.
Exploram
várias marcas e conceitos distintos permitindo assim agradar a um
maior número de consumidores
Baixo
Payout aproveitando os lucros para reinvestir no novamente no
negócio.
Conclusão
Ao
vemos a história da empresa vemos que foi uma empresa que ao longo
do tempo apostando no seu crescimento. É uma empresa que ao longo do
tempo foi crescendo fruto de diversas aquisições que foi fazendo.
De
um modo geral parece me uma empresa bem gerida com a preocupação
dos gestores em uma criar empresa competitiva e que origine valor
para os seus accionistas no longo prazo.
Penso
que a empresa ainda está muito ligada ao conceito de fast food. Não
acredito que este mercado deixe de existir pois irá sempre haver
pessoas a irem comer neste tipo de locais. Mesmo as pessoas que se
preocupam com o que comem acabam por ocasionalmente comer neste tipo
de locais. No entanto penso que a empresa deveria apostar e criar
também conceitos mais saudáveis de modo a ir ao encontro da mudança
de tendências de alguns consumidores que acabam por preferir que
maior parte das suas refeições sejam mais saudáveis. Penso que é
importante a empresa trabalhar na habilidade de se adaptar às novas
preferências dos consumidores.
Bons Investimentos com Valor.
Aviso:
O autor deste blog não é
analista financeiro. Não
pode garantir a exactidão dos dados aqui presentes. Estes dados foram
recolhidos e compilados pelo autor estando sujeitos a vários tipos
de erros. Esta análise e informações presentes nesta publicação
é para efeitos meramente informativos e educacionais e não podem
ser confundidas como aconselhamento financeiro nem como uma
recomendação para compra ou venda de acções. Este blog não
poderá ser responsável por qualquer prejuízo decorrente de
qualquer investimento baseado em informações aqui contidas.
Qualquer pessoa que deseje investir nos mercados financeiros deve ter
em conta o seu perfil de risco único e deve ter consciência que
pode perder parte ou todo o seu dinheiro investido. Deve ainda fazer
as suas próprias análises e pesquisa de forma independente. Caso
necessite de conselhos financeiros deve procurar os serviços de um
profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.
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