Como referido anteriormente existem três documentos muito importantes para a análise fundamental de empresas:
Income Statement
(Demonstração de Resultados)
Balance Sheet
(Balanço Patrimonial)
Balance Sheet
(Balanço Patrimonial): É uma demonstração
contabilística que mostra os activos, passivos e capital próprio de
uma empresa num determinado período do tempo. Este balanço dá uma
imagem global do que a empresa possui e quais são as suas dividas.
Para perceber este balanço é necessário ter em conta a seguinte
fórmula:
Capital Próprio = Activos - Passivos
Activo:
Um activo representa um bem ou direito sobre o qual pode ser
atribuído um valor monetário.
Passivo:
Um passivo representa uma despesa/obrigação contraída pela
empresa.
Capital Próprio:
O capital próprio de uma empresa representa a quantidade de
dinheiro que seria devolvido aos investidores se todos os activos
fossem vendidos e todas as dívidas da empresa fossem pagas.
Assim segundo a fórmula
o capital próprio de uma empresa é calculado pela diferença entres
todos os seus activos e todos os seus passivos.
Vamos então analisar o
seguinte balanço patrimonial. Os valores apresentados estão em
milhões de euros. Como referido anteriormente utilizo o site Investing para obter as informações das empresas.
Total Current Assets
(Total Activos Correntes): Este valor representa o total de todos os activos
correntes. Um activo corrente é um activo onde é expectável que seja convertido em dinheiro num período inferior a doze
meses.
Nesta categoria temos os seguintes activos:
Cash and Short Term Investments
(Fundo de Maneio e Investimentos de Curto Prazo):Montante total que a empresa possui em dinheiro e
investimentos de curto prazo.Os investimentos de curto prazo serão convertidos em dinheiro num período inferior a doze meses.
Total Receivables, Net
(Contas a Receber, Líquido): Representa o valor total a receber pela
empresa dos seus clientes por bens e serviços que já foram
entregues/prestados, mas ainda não foram pagos.
Total Inventory (Inventário): Valor de todo o
stock de produtos presente na empresa.
Prepaid Expenses
(Despesas Antecipadas): Representa o pagamento feito por bens e
serviços a fornecedores por bens/ serviços que serão recebidos no futuro.
Other Current Assets, Total
(Total Outros Activos Correntes): Outros activos correntes que não se
encaixam em mais nenhuma categoria.
Para o cálculo do total de activos correntes
temos a seguinte fórmula:
Total Current Assets = Cash and Short Term
Investments + Total Receivables, Net + Total Inventory + Prepaid
Expenses + Other Current Assets, Total
Total Current Assets = 71.23€ + 294.88€ +
237.93€ + 0€ + 0€ = 604.04€
Total Assets
(Total dos Activos)
– Representa o valor total de
todos os activos de uma empresa. Aqui estão incluídos os activos
correntes e não correntes (activos que não serão convertidos em
dinheiro num período de doze meses) Assim temos:
Total Assets = Total Current Assets + Total
Noncurrent Assets
Neste exemplo temos:
Total Assets = 604.04€ + 1934.81€ =2538.85€
Na categoria de activos não correntes temos os seguintes activos:
Property/Plant/Equipment, Total – Net
(Total Líquido das Propriedades/ Terrenos/ Equipamentos): Valor
líquidos de todos os activos tangíveis (edifícios, terrenos,
equipamentos entre outros.) O valor total líquido dos activos resulta
da diferença entre o valor bruto total dos activos e a sua
depreciação total acumulada.
Property/Plant/Equipment, Total – Gross
(Total Bruto das Propriedades/ Terrenos/ Equipamentos): Valor brutos
de todos os activos tangíveis (edifícios, terrenos, equipamentos
entre outros.)
Accumulated Depreciation, Total
(Total Depreciação Acumulada): Total de depreciação acumulada de
todos os activos até este ponto da sua vida útil. Este valor
funciona como um crédito que reduz os valores dos activos.
Goodwill, Net:
É um activo imaterial. Quando uma empresa A compra uma participação
na empresa B e paga um preço superior ao valor de capital
próprio correspondente essa diferença é reconhecida como Goodwill.
Intangibles, Net
(Intangíveis): Um activo intangível é um activo que não é
físico. Por exemplo patentes, marcas registadas, contratos de
franchising, direitos de autor entre outros.
Long Term Investments
(Investimentos de Longo Prazo): São investimentos feitos que terão
duração superior a 12 meses.
Note Receivable - Long Term
(Notas a Receber de Longo Prazo): Montante a receber pela empresa sobre a forma de promessa escrita de pagamento. Como é de longo prazo significa que
o pagamento será efectuado num período superior a 12 meses.
Other Long Term Assets, Total
(Total Outros Activos de Longo Prazo): Total de outros activos de longo
prazo que não se incluem nos outros itens.
Other Assets, Total
(Total Outros Activos): Total de outros activos que não se incluem nos
outros itens.
Total Current Liabilities
(Total Passivos Correntes): Tal como nos activos um passivo corrente é
um passivo que será cobrado num período inferior a doze meses.
Accounts Payable
(Contas a Pagar): Representa as obrigações a pagar nos próximos
doze meses aos seus fornecedores e/ou credores. Estas obrigações
são reconhecidas no balanço quando a empresa compra bens ou
serviços a crédito.
Payable/Accrued
(A pagar/ Acumulado): Representa as despesas a pagar aos seus
fornecedores por bens e serviços já efectuados onde a factura já foi
recebida e registada.
Accrued Expenses
(Gastos Acumulados): Representa pagamentos que a empresa terá de efectuar por bens e serviços que já foram entregues, mas as
facturas ainda não foram recebidas. Aqui pode ainda ser incluído salários,
juros ou outras despesas a pagar, que ainda não foram registadas nas
contas.
Notes Payable/Short Term Debt
(Divida de Curto Prazo): Representa o valor das dívidas a pagar nos
próximos doze meses.
Current Port. of LT Debt/Capital Leases:
Representa o valor em dívida de longo prazo que terá de ser paga nos
próximos doze meses.
Other Current liabilities, Total
(Total Outros Passivos Correntes): Outros passivos a ser pagos nos
próximos doze meses que não se enquadram nas outras categorias.
Assim para o cálculo do total dos passivos
correntes no nosso exemplo temos:
Total Current Liabilities = Payable/Accrued +
Accrued Expenses + Current Port. of LT Debt/Capital Leases
Total Current Liabilities = 275.72€ + 75.96€
+ 17.64€ = 369.32€
Total Liabilities
(Passivo Total): Representa o
passivo total da empresa. Corresponde à soma dos passivos correntes e
dos passivos não corrente.
Total Long Term Debt
(Total da dívida de longo prazo): Valor total da dívida cujo o
pagamento é devido num período superior aos próximos 12 meses.
Long Term Debt
(Divida de longo Prazo): Valor da dívida de longo prazo referente a
créditos ou obrigações.
Capital Lease Obligations (Obrigações
com Arrendamentos Financeiros): Montante a pagar referente a arrendamentos financeiros. Um arrendamento financeiro é
um tipo de arrendamento no qual uma empresa financeira é tipicamente
a proprietária legal do activo durante a duração do arrendamento. O
arrendatário para além de possuir o controlo operacional sobre o arrendamento activo possui também uma parte dos riscos e retornos
económicos decorrentes da mudança na avaliação do activo
subjacente.
O total da dívida de longo prazo pode ser calculado da seguinte
forma:
Total Long Term Debt = Long Term Debt+ Capital Lease Obligations
Total Long Term Debt = 833.99€ + 41.76€ = 875.75€
Total Debt
(Dívida Total): O valor da dívida total da empresa. Este valor
corresponde ao somatório da dívida de curto prazo com a dívida de
longo prazo.
No nosso exemplo temos:
Total Debt = Total Long Term Debt + Current
Port. of LT Debt/Capital Leases
Total Debt = 875.75€ + 17.64€ = 893.39€
Deferred Income Tax
(Imposto de Renda Diferido): São impostos que a empresa
eventualmente terá de pagar sobre o seu lucro, mas que ainda não
chegou a altura do seu pagamento.
Minority Interest
(Interesses Minoritários): Representa a parte dos lucros que não é
controlada pela empresa.
Other Liabilities, Total
(Total de Outros Passivos): Outros
passivos que não se enquadram nos outros itens.
O cálculo do passivo pode ser feito da
seguinte forma:
Total Liabilities = Payable/Accrued + Accrued
Expenses + Total Debt + Deferred Income Tax + Minority Interest +
Other Liabilities, Total
Total Liabilities = 275.2€ + 75.96€ +
893.39€ + 74.15€ + 0.34€ +109.03€ = 1428.59€
Total
Equity (Capital
Próprio): Como visto anteriormente representa a quantidade de
dinheiro que seria devolvido aos investidores se todos os activos
fossem vendidos e todas as dividas da empresa fossem pagas.
Neste exemplo temos:
Total Equity = Total Assets - Total Liabilities
Total Equity = 2538.85€ - 1428.59€ =
1110.26€
Total Liabilities & Shareholders'
Equity (Soma
do Passivo Total com o Capital Próprio): A soma destes dois itens
representa o total dos activos.
Total Common Shares Outstanding (Total
de Acções Ordinárias): Número total de acções ordinárias
emitidas pela empresa. Estas são as acções mais comuns. Dão ao
acionista o direito de receber uma parte dos lucros.
Total Preferred Shares Outstanding (Total
de Acções Preferenciais): Número Total de acções preferenciais
emitidas pela empresa. Este tipo de acções têm prioridade na
distribuição dos lucros da empresa. Assim em caso de distribuição
de dividendos os titulares destas acções têm prioridade sobre as
acções ordinárias.
No próximo post vamos analisar a demonstração dos fluxos de caixa.
Bons Investimentos.
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