segunda-feira, 28 de outubro de 2019

O Inicio da Jornada

Com este blog pretendo mostrar a minha jornada rumo à Independência Financeira. Será como um diário de um pequeno investidor.  Espero que o meu percurso possa servir para ajudar as pessoas a ambicionar atingir a independência Financeira. A independência financeira para mim é ter rendimentos passivos suficientes que permitam pagar todas as minhas despesas. Assim não teria que me preocupar mais com ganhar dinheiro e poderia fazer o que quisesse.

Como tudo começou para mim...



Desde sempre segui o caminho a sociedade espera de nós, estudei e posteriormente arranjei um emprego na área dos meus estudos. No entanto desde cedo a minha vida profissional não fazia sentido.  Um dia estava numa reunião onde se falava de vendas, objectivos a atingir, acções a realizar e eu só pensava o quanto aquilo não me significava nada. Só pensava no porquê de estar ali para ganhar dinheiro. Não fazia sentido ter de abdicar de tempo para a minha família  devido à necessidade de ganhar dinheiro. Este sentimento foi crescendo e fui ficando cada vez mais frustrado com este ciclo. Pensei em mudar de emprego. Tive até algumas oportunidades mas iria ser igual. Iria ter de ir fazer outras coisas que não significavam nada para mim. Andei sem saber o que fazer durante muito tempo. Aos poucos fui lendo blogs e livros que me levaram a descobrir o caminho da independência financeira. E de repente este caminho fazia todo o sentido. Existir a possibilidade de conseguir viver sem a constante necessidade de trabalhar por dinheiro foi o ponto de partida para a minha decisão de ser financeiramente independente.

Sempre fui uma pessoa poupada, nunca tive empréstimos, e sempre vivi abaixo das minhas possibilidades. No entanto até aqui nunca tinha investido. Após muita pesquisa em investimentos, e devido a já ter criado o meu fundo de emergência, conclui que o que fazia sentido para mim era investir na bolsa de valores utilizando o método de "Value Investing". Esta maneira de investir vai de encontro ao que eu acredito que seja a forma mais correta de investir no mercado de acções. Comprar acções de boas empresas a preços abaixo do seu valor intrínseco faz-me todo o sentido.Mas fazer isto não é algo fácil, requer estudo, conhecimento, perseverança e muita dedicação.

Decidi criar este blog para partilhar a minha jornada e tudo o que aprender nela. Irei, sem dúvida, ao longo do percurso aprender muito mais.

Neste blog irei mostrar o meu portefólio (nesta fase serve essencialmente de aprendizagem) e partilhar muita informação acerca do "Value Investing" e da independência financeira em geral. Irei partilhar ainda os meus erros e dificuldades neste caminho.

Estou ainda muito longe de atingir a IF mas cada  passo na direcção da mesma é uma vitória.

Sem mais demoras...

Que comece a maratona rumo à IF.

Bons Investimentos.

2 comentários:

  1. O meu objetivo também passa por independência financeira mas ao contrário de ti, tenho empréstimos.
    Espero que esta caminhada valha a pena (não tenho dúvidas que valha ;) )

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida que irá valer. Corra tudo bem na sua jornada.

    Bons Investimentos com Valor.

    ResponderEliminar