segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Portefólio Outubro 2019



Este será o primeiro post acerca do meu portefólio.Todos os meses o valor do portefólio será actualizado. Os valores usados serão os valores do fecho do mercado do ultimo dia útil do mês.


Actualmente o portefólio é composto por 5 acções da bolsa Portuguesa. Foram investidos cerca de 100€ em cada acção. Nesta fase inicial estou focado essencialmente na bolsa Portuguesa por dois motivos. O primeiro é a aprendizagem. Neste mundo das acções ainda é tudo novo para mim. Assim estou usar as acções portuguesas para conhecer as empresas e aprender a identificar valor. O segundo motivo é o facto de investir ainda um valor muito baixo em cada empresa. Como o valor disponível para estes investimentos é baixo quero reduzir as comissões ao máximo. Para isso estou a usar a correctora Degiro devido as suas baixas comissões (cerca 0.56€ por cada compra no mercado Português). Nesta corretora se comprar acções de alguma outra bolsa (por exemplo NASDAQ ou Bolsa de Madrid) esta cobra um custo de conectividade anual de 2.5€ por cada bolsa. Comprar acções em mercados cuja moeda não é o euro traz ainda a complexidade da conversão da moeda e uma taxa adicional de cambio. Assim nesta fase inicial irei manter as coisas simples e investir na bolsa Portuguesa. No futuro quando o portefólio for maior sem dúvida irei investir em empresas de outros Países. 

Comprei as minhas primeiras acções em Fevereiro de 2019. Foram 35 acções da empresa Toyota Caetano (SCT) a um valor unitário de 2.80€. Em Abril comprei 10 acções da Estoril-Sol (ESON) a 10€ e 12 acções da Ibersol (IBS) a 8.16€. Em Junho investi na compra de 30 acções da Navigator (NVG) a 3.296€ e por fim em Julho adquiri 45 acções da Novabase (NBA) a 2.35€. Em futuros posts irei explicar o motivo de ter comprado acções de cada uma destas empresas.

No final de Outubro de 2019 o valor meu portefólio era de 490.51€. Tenho ainda na correctora cerca de 200€ para novas compras. No final de Outubro a variação do valor de cada empresa relativamente à compra foi a seguinte:


Deixo um gráfico da evolução do valor do portefólio ao longo do ano. Como é normal nesta fase o valor do portefólio aumenta muito essencialmente devido aos aportes feitos. No futuro é esperado que o aumento seja também devido a dividendos reinvestidos e valorização das acções.


Relativamente a dividendos até a data recebi no total 28.59€ brutos de quatro empresas. Foram 7€ da SCT (0.20€ por acção), 1.20€ da IBS (0.10€ por acção), 4.19€ da ESON (0.419€ por acção) e 16.20€ da NBA (0.36€ por acção).

Bons Investimentos. 



 

Sem comentários:

Enviar um comentário