segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Balance Sheet



Como referido anteriormente existem três documentos muito importantes para a análise fundamental de empresas:

Income Statement (Demonstração de Resultados)

Balance Sheet (Balanço Patrimonial)

Cash Flow Statement (Demonstração dos Fluxos de Caixa)
 
Neste post vamos analisar a informação contida no Balanço Patrimonial.


Balance Sheet (Balanço Patrimonial): É uma demonstração contabilística que mostra os activos, passivos e capital próprio de uma empresa num determinado período do tempo. Este balanço dá uma imagem global do que a empresa possui e quais são as suas dividas. Para perceber este balanço é necessário ter em conta a seguinte fórmula:
Capital Próprio = Activos - Passivos 
 
Activo: Um activo representa um bem ou direito sobre o qual pode ser atribuído um valor monetário. 

Passivo: Um passivo representa uma despesa/obrigação contraída pela empresa. 

Capital Próprio: O capital próprio de uma empresa representa a quantidade de dinheiro que seria devolvido aos investidores se todos os activos fossem vendidos e todas as dívidas da empresa fossem pagas. 

Assim segundo a fórmula o capital próprio de uma empresa é calculado pela diferença entres todos os seus activos e todos os seus passivos. 

Vamos então analisar o seguinte balanço patrimonial. Os valores apresentados estão em milhões de euros. Como referido anteriormente utilizo o site Investing para obter as informações das empresas. 

 
Total Current Assets (Total Activos Correntes): Este valor representa o total de todos os activos correntes. Um activo corrente é um activo onde é expectável que seja convertido em dinheiro num período inferior a doze meses. 
 
Nesta categoria temos os seguintes activos:  
 
Cash and Short Term Investments (Fundo de Maneio e Investimentos de Curto Prazo):Montante total que a empresa possui em dinheiro e investimentos de curto prazo.Os investimentos de curto prazo serão convertidos em dinheiro num período inferior a doze meses.  
 
Total Receivables, Net (Contas a Receber, Líquido): Representa o valor total a receber pela empresa dos seus clientes por bens e serviços que já foram entregues/prestados, mas ainda não foram pagos.

Total Inventory (Inventário): Valor de todo o stock de produtos presente na empresa. 
 
Prepaid Expenses (Despesas Antecipadas): Representa o pagamento feito por bens e serviços a fornecedores por bens/ serviços que serão recebidos no futuro. 
 
Other Current Assets, Total (Total Outros Activos Correntes): Outros activos correntes que não se encaixam em mais nenhuma categoria. 
 
Para o cálculo do total de activos correntes temos a seguinte fórmula: 
 
Total Current Assets = Cash and Short Term Investments + Total Receivables, Net + Total Inventory + Prepaid Expenses + Other Current Assets, Total

Total Current Assets = 71.23€ + 294.88€ + 237.93€ + 0€ + 0€ = 604.04€

Total Assets (Total dos Activos)Representa o valor total de todos os activos de uma empresa. Aqui estão incluídos os activos correntes e não correntes (activos que não serão convertidos em dinheiro num período de doze meses) Assim temos:
 
Total Assets = Total Current Assets + Total Noncurrent Assets
Neste exemplo temos:
Total Assets = 604.04€ + 1934.81€ =2538.85€

Na categoria de activos não correntes temos os seguintes activos: 

Property/Plant/Equipment, Total – Net (Total Líquido das Propriedades/ Terrenos/ Equipamentos): Valor líquidos de todos os activos tangíveis (edifícios, terrenos, equipamentos entre outros.) O valor total líquido dos activos resulta da diferença entre o valor bruto total dos activos e a sua depreciação total acumulada. 
 
Property/Plant/Equipment, Total – Gross (Total Bruto das Propriedades/ Terrenos/ Equipamentos): Valor brutos de todos os activos tangíveis (edifícios, terrenos, equipamentos entre outros.)
Accumulated Depreciation, Total (Total Depreciação Acumulada): Total de depreciação acumulada de todos os activos até este ponto da sua vida útil. Este valor funciona como um crédito que reduz os valores dos activos. 
 
Goodwill, Net: É um activo imaterial. Quando uma empresa A compra uma participação na empresa B e paga um preço superior ao valor de capital próprio correspondente essa diferença é reconhecida como Goodwill. 
 
Intangibles, Net (Intangíveis): Um activo intangível é um activo que não é físico. Por exemplo patentes, marcas registadas, contratos de franchising, direitos de autor entre outros.
Long Term Investments (Investimentos de Longo Prazo): São investimentos feitos que terão duração superior a 12 meses. 


Note Receivable - Long Term (Notas a Receber de Longo Prazo): Montante a receber pela empresa sobre a forma de promessa escrita de pagamento. Como é de longo prazo significa que o pagamento será efectuado num período superior a 12 meses. 

Other Long Term Assets, Total (Total Outros Activos de Longo Prazo): Total de outros activos de longo prazo que não se incluem nos outros itens. 

Other Assets, Total (Total Outros Activos): Total de outros activos que não se incluem nos outros itens.

Total Current Liabilities (Total Passivos Correntes): Tal como nos activos um passivo corrente é um passivo que será cobrado num período inferior a doze meses.

Accounts Payable (Contas a Pagar): Representa as obrigações a pagar nos próximos doze meses aos seus fornecedores e/ou credores. Estas obrigações são reconhecidas no balanço quando a empresa compra bens ou serviços a crédito. 

Payable/Accrued (A pagar/ Acumulado): Representa as despesas a pagar aos seus fornecedores por bens e serviços já efectuados onde a factura já foi recebida e registada.

Accrued Expenses (Gastos Acumulados): Representa pagamentos que a empresa terá de efectuar por bens e serviços que já foram entregues, mas as facturas ainda não foram recebidas. Aqui pode ainda ser incluído salários, juros ou outras despesas a pagar, que ainda não foram registadas nas contas.

Notes Payable/Short Term Debt (Divida de Curto Prazo): Representa o valor das dívidas a pagar nos próximos doze meses. 

Current Port. of LT Debt/Capital Leases: Representa o valor em dívida de longo prazo que terá de ser paga nos próximos doze meses. 

Other Current liabilities, Total (Total Outros Passivos Correntes): Outros passivos a ser pagos nos próximos doze meses que não se enquadram nas outras categorias.

Assim para o cálculo do total dos passivos correntes no nosso exemplo temos:

Total Current Liabilities = Payable/Accrued + Accrued Expenses + Current Port. of LT Debt/Capital Leases

Total Current Liabilities = 275.72€ + 75.96€ + 17.64€ = 369.32€

Total Liabilities (Passivo Total): Representa o passivo total da empresa. Corresponde à soma dos passivos correntes e dos passivos não corrente.

Total Long Term Debt (Total da dívida de longo prazo): Valor total da dívida cujo o pagamento é devido num período superior aos próximos 12 meses.

Long Term Debt (Divida de longo Prazo): Valor da dívida de longo prazo referente a créditos ou obrigações. 

Capital Lease Obligations (Obrigações com Arrendamentos Financeiros): Montante a pagar referente a arrendamentos financeiros. Um arrendamento financeiro é um tipo de arrendamento no qual uma empresa financeira é tipicamente a proprietária legal do activo durante a duração do arrendamento. O arrendatário para além de possuir o controlo operacional sobre o arrendamento activo possui também uma parte dos riscos e retornos económicos decorrentes da mudança na avaliação do activo subjacente. 

O total da dívida de longo prazo pode ser calculado da seguinte forma: 

Total Long Term Debt = Long Term Debt+ Capital Lease Obligations

Total Long Term Debt = 833.99€ + 41.76€ = 875.75€

Total Debt (Dívida Total): O valor da dívida total da empresa. Este valor corresponde ao somatório da dívida de curto prazo com a dívida de longo prazo. 

No nosso exemplo temos: 

Total Debt = Total Long Term Debt + Current Port. of LT Debt/Capital Leases

Total Debt = 875.75€ + 17.64€ = 893.39€

Deferred Income Tax (Imposto de Renda Diferido): São impostos que a empresa eventualmente terá de pagar sobre o seu lucro, mas que ainda não chegou a altura do seu pagamento. 

Minority Interest (Interesses Minoritários): Representa a parte dos lucros que não é controlada pela empresa. 

Other Liabilities, Total (Total de Outros Passivos): Outros passivos que não se enquadram nos outros itens. 

O cálculo do passivo pode ser feito da seguinte forma: 

Total Liabilities = Payable/Accrued + Accrued Expenses + Total Debt + Deferred Income Tax + Minority Interest + Other Liabilities, Total 

Total Liabilities = 275.2€ + 75.96€ + 893.39€ + 74.15€ + 0.34€ +109.03€ = 1428.59€

Total Equity (Capital Próprio): Como visto anteriormente representa a quantidade de dinheiro que seria devolvido aos investidores se todos os activos fossem vendidos e todas as dividas da empresa fossem pagas.
Neste exemplo temos: 

Total Equity = Total Assets - Total Liabilities

Total Equity = 2538.85€ - 1428.59€ = 1110.26€

Total Liabilities & Shareholders' Equity (Soma do Passivo Total com o Capital Próprio): A soma destes dois itens representa o total dos activos. 

Total Common Shares Outstanding (Total de Acções Ordinárias): Número total de acções ordinárias emitidas pela empresa. Estas são as acções mais comuns. Dão ao acionista o direito de receber uma parte dos lucros. 

Total Preferred Shares Outstanding (Total de Acções Preferenciais): Número Total de acções preferenciais emitidas pela empresa. Este tipo de acções têm prioridade na distribuição dos lucros da empresa. Assim em caso de distribuição de dividendos os titulares destas acções têm prioridade sobre as acções ordinárias. 

No próximo post vamos analisar a demonstração dos fluxos de caixa. 

 Bons Investimentos.

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