terça-feira, 12 de novembro de 2019

Income Statement

Existem três documentos muito importantes para a análise fundamental de empresas:

Income Statement (Demonstração de Resultados)

Balance Sheet (Balanço Patrimonial)

Cash Flow Statement (Demonstração dos Fluxos de Caixa)

Neste post vamos analisar a informação contida na Demonstração de Resultados. 


Os dados destes documentos podem ser encontrados em vários sites que recolhem e disponibilizam esta informação. O site que costumo utilizar é o Investing.

Para análise de uma demonstração de resultados vamos usar os dados presentes na próxima imagem. Os dados apresentados são em milhões de euros.

Exemplo Income Statement





 
Income Statement (Demonstração de Resultados): É uma demonstração contabilística que mostra as vendas, despesas e lucros de uma empresa durante um determinado período. De seguida vamos ver os principais itens a ter em conta neste documento.

Total Revenue (Receita Total): Receita gerada pelas vendas de produtos e/ou serviços de uma empresa.

Cost of Revenue (Custos das Receitas): É o custo associado às vendas de uma empresa. Representa o custo total de produzir e entregar todos os produtos e/ou serviços da empresa aos seus clientes. Este item inclui apenas os custos directos associados à produção e entrega dos produtos/serviços. Por exemplo custos com matérias primas e fornecedores são incluídos aqui. 

Gross Profit (Lucro Bruto): É o lucro obtido com a diferença entre as vendas e os seus custos directos de produção/entrega dos produtos. No exemplo da imagem temos:

Gross Profit = Total Revenue – Cost of Revenue

Lucro Bruto = 1691.93€ - 1115.17€ = 576.46€ 

Total Operating Expenses (Total das Despesas Operacionais): Este custo corresponde ao total de despesas operacionais da empresa. Ou seja, inclui as despesas directas e indirectas para a produção dos serviços e produtos da empresa. 

Algumas das despesas indirectas são as seguintes:

Selling/General/Admin. Expenses Total (Total das Despesas Gerais, das Vendas e Administrativas): Estas despesas podem ser vistas como qualquer despesa que existe mesmo na ausência de qualquer venda. Neste item estão incluídos os salários dos trabalhadores, as rendas dos edifícios, o custo do material de escritório entre outras despesas indirectas.

Research & Development (Despesas de Pesquisa e Desenvolvimento): Despesas incorridas para a pesquisa de desenvolvimento de novos produtos/serviços. 

Depreciation/ Amortization (Depreciação e Amortização):

Depreciação: Consiste na prática de espalhar o custo de um activo ao longo seu tempo de vida útil. Veículos e equipamentos fabris são exemplos de alguns activos com depreciações. Os veículos são adquiridos e podem ser usados durante vários anos antes de serem abatidos ou vendidos. Usando a depreciação o custo dos veículos é dividido ao longo do seu tempo de vida útil sendo cada parcela do seu custo debitada em cada ano fiscal. A depreciação muitas das vezes não é linear. Por exemplo, os veículos perdem um valor maior nos seus primeiros anos originando assim uma depreciação maior nestes anos. 

Amortização: Consiste na prática de espalhar o custo de um activo intangível pelo seu tempo útil. Um activo intangível é um activo que não é físico. Por exemplo patentes, marcas registadas, contratos de franchising, direitos de autor entre outros. Normalmente a amortização é espalhada de forma igual ao longo do seu tempo útil. 

Interest Expense (Income) Net Operating (Despesa/Receita Líquida com Juros Operacionais): É o custo/lucro dos juros relativos ao aluguer/arrendamentos de equipamentos ou instalações. Em caso de despesa representa o custo dos juros pagos com alugueres de equipamento ou instalações entre outros. Em caso de receita representa os juros recebidos com empréstimos de equipamentos e/ou instalações. 

Unusual Expense (Income) (Despesas/Lucro extraordinárias): Despesas/ Lucros que devido à sua natureza irão ocorrer apenas uma vez. Pode referir-se por exemplo a prejuízos causados por um acidente ou lucros de venda excepcional de algum activo da empresa.

Other Operating Expenses (Outras Despesas Operacionais): São outras despesas de carácter operacional que não se enquadram nos outros itens. 

Assim para o cálculo do total de despesas operacionais temos a seguinte fórmula: 

Total Operating Expenses = Cost of Revenue + Selling/General/Admin. Expenses Total + Research & Development + Depreciation/ Amortization + Interest Expense (Income) Net Operating + Unusual Expense (Income) + Other Operating Expenses

Neste exemplo temos:

Total Operating Expenses = 1115.17€ + 117.51€ + 0€ + 138.51€ + 0€ + (-3.49€) + 20.78€ = 1388.48€

Operation Income (Receitas Operacionais): Lucro resultante da actividade operacional da empresa antes dos juros e impostos. A fórmula é a seguinte:

Operation Income = Total Revenue - Total Operating Expenses

No exemplo temos: 

Operation Income = 1691.63€ - 1388.47€ = 303.16€ 

Interest Expense (Income) Net Non-Operating (Despesa/Receita Líquida com Juros não Operacionais): É o custo/lucro dos juros relativo a empréstimos/investimentos. Em caso de despesa representa os juros pagos dos empréstimos da empresa relativamente a créditos, obrigações entre outros. Caso seja receita representa o juro obtido pela empresa nos seus investimentos. 

Gain (Loss) on sale of Assets (Perdas/Ganhos na Venda de Activos): Ganhos/Perdas obtido na venda de activos da empresa. 

Others, Net (Outros): Outras despesas ou ganhos não operacionais. 

Net income before taxes (Lucro Antes de Impostos): Lucro obtido antes do pagamento de impostos.

A fórmula é a seguinte: 

Net income before taxes = Operation Income - Interest Expense (Income) Net Non-Operating - Gain (Loss) on sale of Assets - Others, Net 

Net income before taxes = 303.16€ - 10.03€ – 0€ – 12.46€ = 280.67€

Provision for Income Taxes (Previsão para Imposto de Renda): É o valor que a empresa espera pagar em imposto no ano do exercício. 

Net Income after taxes (Lucro Líquido após impostos): É o lucro líquido após pagamento de impostos. Para o cálculo temos: 

Net Income after taxes = Net income before taxes - Provision for Income Taxes

Net Income after taxes = 280.67€ - 55.53€ = 225.14€

Minority Interest (Participação dos Acionistas Minoritários): Este item representa a parte dos lucros que não é controlada pela empresa pertencendo a outras empresas. Normalmente as empresas onde investimos possuem várias empresas que podem não ser detidas a 100%. Estas partes não detidas representam a parte do lucro que não é controlada pela empresa-mãe. Por exemplo a Estoril Sol (ESON) controla várias empresas a 100%, no entanto uma delas é a Estoril-Sol Digital Online Gaming que apenas é detida a 50% pela empresa mãe Estoril-Sol. Assim quando investimos na Estoril Sol apenas temos direito a 50% dos lucros da Estoril-Sol Digital Online Gaming. Muitas das vezes estes sites que agregam dados financeiros das empresas já mostram os lucros excluindo estas participações não controladas. 
 
Equity In Affiliates (Património Líquido de Controladas): Aqui é exatamente o oposto. Este item representa o lucro que a empresa mãe tem direito devidos a participações minoritárias noutras empresas. Tal com no item anterior os sites com dados financeiros costumam já mostrar os lucros com a inclusão destas participações minoritárias. 
 
Net Income (Lucro Líquido): Lucro Líquido da Empresa. Representa o lucro obtido pela empresa. Este é o valor que a empresa lucrou no período em causa. Este valor será muito importante para analisar a empresa. 
 
No próximo post vamos ver um exemplo de um Balanço Patrimonial.

Bons Investimentos.

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