sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Rácios Financeiros I

Nas próximas semanas vamos analisar um conjuntos de rácios financeiros que serão muito importantes no estudo das empresas.

Price To Sales Ratio - PSR (Relação Preço/Vendas): Este rácio mede a relação entre o valor de mercado e as vendas anuais da empresa. É calculado da seguinte forma:

PSR = Market Capitalization / Total Revenue

ou 

PSR = Price/ Total Revenue Per Share 
 
A diferença entre as fórmulas é: na segunda fórmula usamos os valores por acção e não os valores totais como na primeira. Para encontrar os valores por acção basta dividir o valor de mercado e o total de vendas pelo o número de acções da empresa. Uma empresa que tenha um PSR de 3 significa que está avaliada pelo triplo das suas vendas. Da mesma forma se uma empresa tiver um PSR de 0,5 significa que está avaliada por metade das suas vendas. 

Net Profit Margin (Margem Líquida): Mede a relação entre os lucros líquidos da empresa e as suas vendas. Pode ser calculada da seguinte forma: 

Net Profit Margin = Net Income / Total Revenue 
 
ou
  
Net Profit Margin = Earnings Per Share / Total Revenue Per Share 

Podemos calcular a margem liquida dividendo o lucro liquido pelas vendas. Alternativamente como mostra a segunda fórmula a margem líquida pode ser calculada pela divisão entre os ganhos por acção e as vendas por acção. Uma margem líquida de 5% indica que a empresa lucra 5 cêntimos por cada euro vendido. 

Price To Earnings Ratio - PER (Relação Preço/Lucros): Este rácio mede a relação entre o preço de mercado da empresa e os seus lucros. Pode ser calculado por uma das seguintes maneiras: 

PER = Market Capitalization / Net Income 
 
ou
 

PER = Price Per Share / Earnings Per Share 
 
Tal como nos rácios anteriores a primeira fórmula possui valores globais enquanto a segunda valores por acção. Este rácio pode ser interpretado como o período de tempo que a empresa necessita de manter os seus lucros actuais de modo a ter lucros suficientes para atingir o seu valor de mercado. Assim uma empresa com um PER de 10 significa que terá de manter os seus lucros durante dez anos de modo a ganhar o equivalente ao seu valor de mercado. Alternativamente podemos pensar da seguinte forma: imaginando que um investidor adquire uma empresa inteira que custa 1.000.000€. Se essa empresa lucrar anualmente 100.000€, e esse lucro for todo para o investidor, este demora dez anos a recuperar o seu investimento. De uma forma algo simplista o PER pode ser visto como o número de anos necessários para a empresa ganhar o suficiente para o investidor recuperar o investimento.

Bons Investimentos com Valor. 

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