segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Rácios Financeiros IV


Este post será quarta parte relativa a rácios financeiros a ter em conta na hora de analisar empresas. 

Return on Equity (Retorno sobre Capital Próprio): Rácio que mede o retorno operacional que a empresa conseguiu obter com o capital próprio que teve a sua disposição. À partida quanto mais alto este valor melhor. Significa que a empresa está a conseguir ter bons lucros operacionais com os capitais próprios que tem disponíveis. No entanto é preciso ter em atenção que em empresas muito endividadas este rácio pode ser alto devido ao facto de ter pouco capital próprio. Tal como todos os rácios deve ser visto tendo em conta a toda a realidade da empresa. É calculado da seguinte forma:

ROE = Net Income / Total Equity * 100

A Navigator (NVG) teve em 2018 um lucro líquido de 225.14 milhões de euros e um capital próprio de 1110.25 milhões de euros no final de 2018. Assim em 2018 esta empresa teve um ROE de aproximadamente de 20.3%. 

Return on Assets (Retorno sobre Activos): Este rácio mede o retorno operacional que a empresa conseguiu ter com os activos (capital alheio + capital próprio) que teve a sua disposição. É calculado da seguinte forma:

ROA = Net Income / Total Assets * 100
 
Com visto anteriormente em 2018 a Navigator teve um lucro líquido de 225.14 milhões de euros e activos no valor de 2563.86 milhões de euros. Neste ano o seu ROA foi de aproximadamente de 8.8%. 

Bons Investimentos com Valor.  
 

Sem comentários:

Enviar um comentário