segunda-feira, 9 de março de 2020

Rich Dad Poor Dad

Nesta publicação vou recomendar um livro que na minha opinião devia ser de leitura obrigatória para muitas pessoas. 

Apesar de não me rever na filosofia de investimento do autor penso que conseguiu criar um excelente livro que merece ser lido. A finalidade do livro é mostrar que existe outras possibilidades para além daquelas que muito de nós fomos educados. Muitos de nós fomos educados para estudar, tirar um curso superior, arranjar um emprego seguro, trabalhar praticamente toda a vida e mais tarde quando chegar a idade ir para a reforma e ficar a depender inteiramente da segurança social. O autor mostra que existe outro caminho que não temos que trabalhar toda a vida. Que com outra mentalidade é possível por o dinheiro a trabalhar para nós e ficar livre da rotina do trabalho (Rat Race) e conseguir viver a vida sem a constante necessidade de ganhar dinheiro.

Deixo aqui algumas das principais frases e ideias do livro:

A classe média trabalha por dinheiro. Os ricos têm o dinheiro a trabalhar para eles.

O importante não é quanto se ganha, mas sim quanto se consegue poupar.

Paga a ti próprio primeiro.

É necessário saber a diferença entre um activo e um passivo. Um activo coloca dinheiro no nosso bolso, enquanto que um passivo tira dinheiro do nosso bolso. 
Os ricos adquirem activos enquanto a classe média adquire passivos a pensar que estão a adquirir activos.

Os ricos concentram-se nos seus activos enquanto a classe média concentra-se no seu salário.

Uma pessoa pode ter uma educação superior, ter sucesso profissional e mesmo assim ter dificuldades financeiras.

Devemos manter as despesas o mais baixo possível, evitar os passivos e construir uma base sólida de activos.

Numa fase inicial devemos manter o nosso emprego, mas em simultâneo devemos fazer crescer os nossos activos.

Uma das melhores coisas acerca do dinheiro é que ele pode trabalhar para nós 24 horas por dia, 365 dias por ano e pode continuar a trabalhar por várias gerações.

A classe média adquire os luxos primeiro enquanto os ricos primeiro adquirem activos e só depois mais tarde adquirem os luxos com os lucros provenientes desses activos.

Se trabalharmos por dinheiro quem tem o poder é o nosso empregador.

O activo mais poderoso que temos é a nossa mente. Se for bem treinada pode criar uma enorme riqueza.

A forma mais comum de preguiça é estar ocupado.

E a minha favorita:

Um emprego é na verdade uma solução de curto prazo para um problema de longo prazo.

Foi sem dúvida um livro que redesenhou a minha vida e me fez ver que precisava de mudar várias coisas. Foi o ponto de partida para mais tarde com muita mais leitura entrar neste mundo dos investimentos. Para quem ao crescer já teve algum tipo de educação financeira talvez o livro não tenha o mesmo impacto, mas para quem cresceu a ouvir “estuda”, “vai para a universidade”, “arranja um emprego seguro” ou para quem tem vários tipos de dívidas e precisa de ver o dinheiro de outra perspectiva penso que este livro é de leitura obrigatória.

E vocês já começaram a construir a vossa base de activos?

Bons Investimentos com Valor.

2 comentários:

  1. Nunca li este livro mas TODA A GENTE o recomenda. Por acaso leio muitos livros técnicos, vou colocar este na lista :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Miss Investimentos. Penso que o livro vale a pena. Talvez para si não tenha o mesmo impacto do que teve para mim como já começou a sua jornada e já esta com o mindset voltado para os investimentos mas mesmo assim penso que irá encontrar informações úteis . Na altura que o li não sabia mesmo nada deste mundo e não pensava sequer em investimentos. Foi lido na altura certa e moldou completamente a minha perspectiva.

    Bons Investimentos com Valor.

    ResponderEliminar