terça-feira, 25 de maio de 2021

Aquisição Habitação Própria

 

Nesta publicação vou falar um pouco acerca da compra da minha casa e divulgar os valores envolvidos.

Um dos meus objectivos para este ano era a compra de uma habitação própria. Já à muitos anos que estava no mercado de arrendamento e este foi o ano de assentar. O factor principal para a escolha desta casa foi sem dúvida a sua localização.Já vivia nesta zona e a ideia era ficar aqui perto. Quando surgiu a oportunidade o negócio foi realizado.Comprei uma casa a cerca de 500 metros do apartamento que estou a alugar. Comprei uma moradia em banda T3 a cerca de 4 Km do centro da cidade num zona habitacional extremamente sossegada. A casa tem cerca de 400m2 e está dividida em quatro pisos. O piso inferior é a garagem e o superior é um sótão totalmente habitável com muito espaço. A casa tem uma enorme cozinha, 3 casas de banho, um pátio nas traseiras e uma vista fantástica para a cidade.

Gastei um pouco acima do valor que inicialmente tinha previsto mas a zona era a pretendida e na minha opinião a casa valia o valor quando comparada com outras opções dentro da mesma gama de valores. O valor do negócio foi de 232.000€. Dei uma entrada de 42.000€ (cerca de 18% do valor do negócio)  mais cerca de 12.000€ para taxas, taxinhas, taxonas e impostos. Assim o "investimento" inicial na casa foi de cerca de 54.000€.  Fiquei então com um credito habitação a 40 anos no valor de 190.000€.

Com esta aquisição cumpri um dos objectivos que tinha para 2021.

A compra desta casa levou-me a pensar nos meus objectivos e a actualizar o meu objectivo e metas de independência financeira. Assim os meus objectivos de longo prazo serão alterados/actualizados nas próximas publicações. Para já digo apenas que apesar de o credito ser a 40 anos o meu objectivo é pagar a mesma em 15 anos com amortizações parciais ao longo do tempo. 

Não percam novidades nas próximas publicações.

E por ai costumam realizar amortizações parciais?

Bons Investimentos com Valor.

Sem comentários:

Enviar um comentário