segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Indicadores Financeiros II



No seguimento do post da semana passada vamos continuar analisar mais alguns indicadores financeiros.

Net Debt (Dívida Líquida): Este indicador de liquidez financeira representa a quantidade de dívida que restaria se a empresa pagasse o máximo da dívida possível com os seus activos líquidos. É calculada pela seguinte fórmula:

Net Debt = Total Debt – Cash and Equivalents

Usando o exemplo da imagem seguinte teríamos que a divida líquida desta empresa era de 682.5 milhões de euros (763.83-81.33).


Enterprise Value - EV (Valor da Empresa): Representa uma medida do valor total de uma empresa. Usado muitas das vezes como uma alternativa mais abrangente ao valor de mercado visto na Parte I. Este valor é usado para avaliar uma empresa para uma possível aquisição. O EV é calculado da seguinte forma: 

EV = Market Capitalization + Net Debt 

Como visto na Parte I o valor de mercado na Navigator em determinado período era de aproximadamente 2586 milhões de euros. Se esta empresa nesse mesmo período tivesse uma dívida líquida do exemplo anterior (682.5 milhões de euros) o seu EV era de 3258.5 milhões de euros.

Free Cash Flow - FCF (Fluxo de Caixa Livre): Este fluxo representa o dinheiro que uma empresa ganha através das suas operações tirando o custo das despesas com activos. Este indicador é muito útil pois permite verificar o dinheiro que entra a partir das suas operações do dia-a-dia. Por exemplo uma empresa que consiga aumentar todos os anos as suas vendas, mas que o valor proveniente das suas operações seja menor revela que algo se está a passar e devemos analisar o que causa esta diminuição. Este fluxo pode ter quatros fins: reinvestimento no negócio, recompra de acções, diminuição da dívida ou distribuição de dividendos. Uma boa equipa de gestão deve escolher o fim que maior valor crie ao investidor no longo prazo. O FCF é calculado da seguinte forma: 

FCF = Cash From Operating Activities - Capital Expenditures 

No exemplo da imagem seguinte temos um FCF de 150.85 milhões de euros (360.16 – 209.31).


Parâmetro Beta: Este parâmetro mede a volatilidade de uma acção em relação ao mercado. Se a acção tiver um beta igual a 1 significa que tende a apresentar uma variação igual à variação do mercado. Um beta superior a 1 significa que a acção possui mais volatilidade que o mercado. Um beta inferior a 1 indica uma menor volatilidade que o mercado. Normalmente o valor do beta para cada acção é apresentado nos sites que agregam informações sobre as várias empresas.

Bons Investimentos com Valor.

Sem comentários:

Enviar um comentário