segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Rácios Financeiros VI

Nesta publicação vamos continuar analisar alguns rácios financeiros que podem ser muito úteis na análise das empresas.

Return on Invested Capital – ROIC (Retorno Sobre o Capital Investido): Este é um rácio que permite avaliar a eficiência da empresa na alocação do seu capital. Este rácio permite ter uma ideia do montante que uma empresa é capaz de gerar com o seu capital investido. A fórmula para o seu cálculo é a seguinte:

ROlC = (Operating Income * (1- Tax Rate)) / (Total Equity +Total Debt) * 100 

Para o cálculo da ROIC vamos analisar o seguinte exemplo: 


O Operating Income é de 303.16 milhões de euros. Para o cálculo da Tax Rate (Taxa de Impostos) usamos a seguinte fórmula:

Tax Rate = Provision for Income Taxes / Net Income Before Taxes

Neste exemplo ficaria 55.53/280.67 = 0.1978 que daria uma taxa de impostos de 19.78%. O capital próprio (Total Equity) é de 1186.41 milhões de euros e a dívida total (Total Debt) é de: 111.81+652.03= 763.84 milhões de euros. Com estes dados a fórmula do ROIC fica: 

ROlC = (303.16* (1- 0.1978)) / (1186.41 +763.84) * 100 = 12.47% 

Para este exemplo a empresa tem um retorno sobre o capital investido de cerca de 12.47%. Isto significa que por cada 1€ investido a empresa é capaz de retornar aproximadamente 0.13€.

Weighted Average Cost of Capital – WACC (Custo médio ponderado de Capital): Este valor representa a taxa média a pagar pela empresa a todos os seus investidores e credores. Tem em consideração os diferentes pesos das diferentes fontes de financiamento da empresa. De salientar que esta taxa é externa à empresa e definidas pelo seus investidores e credores. A fórmula para o seu cálculo é a seguinte: 

Na fórmula o Re representa a taxa de retorno requerida pelos accionistas enquanto o Rd representa o custo da dívida. O Re é calculado da seguinte forma: 
  
Re = Risk Free Rate + [Beta * (Expected Market Return – Risk Free Rate)]

O Risk Free Rate (Taxa livre de Risco) corresponde ao valor de juros livre de risco. Normalmente no mercado americano é utilizado o valor das obrigações do governo americano a 10 anos. Esta taxa de juro é considerada sem risco pois caso o governo americano esteja em risco de não conseguir cumprir as suas obrigações pode simplesmente imprimir mais dinheiro. Actualmente o valor é de cerca de 2%. Podemos para o mercado europeu considerar as obrigações da Alemanha a 10 anos. Actualmente o valor é de negativo. Assim para o exemplo vamos considerar 0.

O beta pode ser encontrado nos sites que agregam as informações das empresas. A empresa do exemplo tem um beta de 1.38. O Expected Market Return (valor esperado de retorno) corresponde ao valor de retorno mínimo esperado pelo accionista aquando investe numa empresa no longo prazo. Para este exemplo vamos considerar uma taxa de retorno de 8%. Assim para este exemplo temos:  
 
Re = 0 + [1.38 * (8 – 0)] = 11.04%

Relativamente ao Rd o seu cálculo é feito da seguinte forma:
   
Rd = Interest Expense / Total Debt *100

 Usando o exemplo visto para o ROIC temos:

 Rd = 10.03 / 763.84 *100=1.31%
 

Tendo os valores de Re e os Valores de Rd podemos substituir na fórmula e obter o seguinte:


Assim neste exemplo esta empresa tem um ROIC de 12.47% e um WACC de 7.12%. Num modo geral se o ROIC de uma empresa for superior ao WACC significa que a empresa está a criar valor e está a conseguir ter retorno superior ao exigido pelo seus accionistas e credores.

Bons Investimentos com Valor.     

Sem comentários:

Enviar um comentário