terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Mudança de Emprego

 

 

Nesta publicação irei falar sobre a minha mudança de emprego.

Recentemente mudei de emprego. O principal motivo foi que na antiga empresa, apesar de ser uma empresa muito conhecida e conceituada, os projectos onde estava a ser inserido não estavam a dar me a experiência que pretendia. A área de TI é uma área com muito potencial e os projectos onde estava inserido não me permitiam evoluir e ter mais valor no mercado. Assim fiz várias entrevistas ao longos de vários meses e obtive duas propostas concretas. Foi muito complicado pois como o meu projecto não me permitia evoluir visto estar a trabalhar em algo com pouca procura tive de estudar o que pretendia nos meus tempos livres. O facto de morar no interior e pretender um emprego remoto foi também algo que dificultou muito nas entrevistas. A minha experiência nesta empresa não estava claramente  a ser valorizada pelo mercado. Tendo isto em conta considero que este novo desafio é quase como um recomeço.  

Acerca das duas propostas, ambas eram semelhantes em termos de salário e por isso decidi aceitar a que me percebeu um melhor fit. Estou a gostar bastante do projecto e da equipa e acredito que este projecto irá me permitir evoluir, crescer e alcançar todo o potencial da área. 

Acerca do mercado de TI também já aprendi várias coisas.Temos quase  todas as semanas contactos no LinkedIn para ir a entrevistas no entanto as entrevistas com os recursos humanos é sempre o mesmo e acaba sempre da mesma forma. Basicamente falamos do que já está no CV e no LinkedIn e o que queremos no próximo desafio e expectativa salarial e por fim dizem  que vão ver se existem vagas disponíveis para o perfil. Depois passado uns tempos quando ligam é com possíveis posições que nada tem a ver com o falado na entrevista.  Basicamente são entrevistas que a grande maioria delas serve para fazer números. Tive dezenas de entrevistas destas e não tenciono voltar a isto. Notei também que nas entrevistas técnicas apesar de correrem bem na minha opinião a resposta final era sempre a mesma: "procuramos uma pessoa com mais experiência nestas tecnologias.". Espero que com este novo desafio possa resolver esta questão. 

Para este novo ano só aceito ir a uma primeira entrevista se o projecto e a função forem logo divulgados. Por isso este ano baixei o meu objectivo de  numero de entrevistas apenas para 10. Pois tenciono fazer bem menos mas a cada que for tenha efectivamente uma vaga concreta.

Pretendo este ano aumentar o meu salário para 1700€ líquidos. Pretendo ao longo do ano ir algumas entrevistas e se conseguir propostas concretas ver o que é melhor para mim. Se estiver bem onde estou falo com os meus superiores e tento negociar. Vamos ver como corre este ano :).

E os leitores têm algum objectivo salarial?

Bons investimentos com Valor.

2 comentários:

  1. Eu quero ver se chego aos 1200€ brutos. Portanto 950€ líquidos +/-
    Claro, se vier mais, não me faço de esquisita e é esse sempre o objectivo. Mas os 1200 já não era mau...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia. É isso. O importante é termos objetivos.E depois é trabalhar todos os dias para os alcançar :). Vais conseguir :).

      Eliminar